Fone: 51 3762-8654
MÍDIAS

Sobre nós

Conheça um pouco da nossa história

projetos sociais

O projeto de construção da nova sede da Brigada Militar em Teutônia foi realizado pela CMC Edificações e Engenharia, contemplando mais de 743m² de área, totalmente personalizado para atender as demandas dos profissionais da segurança pública, assim como, toda a infraestrutura necessária para otimizar tempo e espaço.

A CMC acredita que é através da união de todos que é possível o crescimento, contribuindo com a comunidade na qual estamos inseridos. Por isso percebemos a importância de auxiliar, através da doação do projeto, esta instituição tão dedicada e valorosa em nosso município, que merece todo o nosso respeito e atenção.

Entrevista  – Rádio Tirol

27/05/2016 – Entrevista Ivandro Carlos Rosa – Rádio Tirol

Editorial para revista – pré fabricado

Planejamento e controle da qualidade resumem as principais características e vantagens dos pré-fabricados de concreto, porém, envolvem fatores como a disponibilidade local da tecnologia, questões de logística para a obra e o projeto arquitetônico.

Por Nathalia Barboza – Edição 233 – Agosto/2016Téchne – PINI

Toda boa obra deve ter um ótimo planejamento. Esta máxima é ainda mais verdadeira quando se trata de estruturas pré-fabricadas de concreto, cujos elementos (pilares, vigas, lajes e painéis), por definição, são executados fora do canteiro de obra, em uma unidade fabril. A planificação é uma questão de competitividade, uma vez que qualquer alteração de projeto ou improvisação podem comprometer a viabilidade e a continuidade da obra. Em contrapartida, um plano adequado pode resultar em uma obra rápida, organizada, de custo previsível, com pouca mão de obra, sem desperdício e geração de entulho.

Apesar das vantagens, a especificação de um sistema construtivo industrializado envolve muitos fatores, entre eles a disponibilidade local da tecnologia, questões de logística para a obra e, claro, o projeto arquitetônico. ‘O planejamento de uma obra deste tipo se inicia na concepção de projeto e passa pela análise sobre o sistema que se pretende utilizar e sobre as condicionantes em relação a arquitetura, localização e sistemas complementares’, aponta Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, diretor da Pedreira de Freitas Engenharia. Segundo ele, o início do projeto impõe algumas questões difíceis, sobretudo quando apenas o incorporador está envolvido. Por exemplo, é preciso saber se há fornecedores de pré-fabricados e de equipamentos para a montagem da estrutura em uma distância que torne a operação economicamente viável ou se a equipe da construtora tem expertise de montagem dos elementos.

Ao avaliar a opção por sistemas industrializados, deve-se considerar ainda eventuais restrições ao peso e à instalação do equipamento de montagem, limitações de horário para o uso de gruas ou guindastes e condições de transporte e entrega das peças. ‘O mais habilitado a responder estas questões é o construtor. Ele é quem domina as possibilidades de uso desses elementos e deve estar envolvido, assim como os projetistas da arquitetura e de estruturas, na concepção do empreendimento’, diz Freitas. A contratação de um fornecedor com experiência na produção e montagem, e que participe da gestão ou preste consultoria à obra, também é uma recomendação importante.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .